jovex

Suco Funcional - Combate a gases intestinais

Leia Mais
jovex

Restaurantes obrigados a contratar nutricionistas

Extraído da Agência Câmara de Notícias

Projeto obriga restaurantes a contratar 

nutricionistas

Luiz Cruvinel
Assis Melo
Assis Melo alerta para aumento da população com sobrepeso ou obesidade.
O Projeto de Lei 4300/12, do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), obriga estabelecimentos que forneçam mais de 50 refeições por dia a contratar nutricionista. A obrigatoriedade vale para estabelecimentos comerciais e não comercias.
Pelo texto, o nutricionista deverá planejar, supervisionar e avaliar o preparo dos alimentos, assim como coordenar a seleção dos produtos utilizados, sua manipulação e preparo. Terá ainda como atribuição promover a educação alimentar dos usuários do estabelecimento.
Assis Melo argumenta que a população brasileira “está adquirindo sobrepeso ou se tornando obesa em uma velocidade preocupante”. O parlamentar cita estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segundo o qual, na população economicamente ativa do País com mais de 20 anos, o índice de pessoas com sobrepeso ou obesidade saltou de 36,7% em 1975 para 64,9% em 2009.
Na opinião do parlamentar, grande parte do problema decorre da mudança dos hábitos alimentares no Brasil. “Seguindo tendência mundial, o brasileiro vem experimentando mudanças de hábitos com prejuízos à qualidade da alimentação tanto em casa quanto na rua”, sustenta.
Ele acrescenta que grande parte da população faz pelo menos uma refeição fora de casa diariamente. Portanto, segundo Assis Melo, melhorar a qualidade dessa alimentação pode garantir pelo menos uma refeição saudável por dia.
Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição – Daniella Cronemberger
Leia Mais
jovex

Bebida refrescante de Verão



Bebida refrescante com um pequeno segredinho:

Igredientes:
- Água com gás
- Gotas de limão
- Muito, mas MUITO gelo mesmo
- Frutas picadas que preferir (a da imagem tem pepino e canela)
- Folhas de manjericão

Isso mesmo... o manjericão é muito usado para fazer dinks alcoólicos ou não. Um clássico é a caipirinha de saquê com limão e manjericão.

Este era o segredo :)
Leia Mais
jovex

Hipoglicemia - Sintomas

Leia Mais
jovex

Stress - Sintomas no corpo, mente, emoções e comportamento

Leia Mais
jovex

Índice glicêmico dos alimentos - O que é?

Extraído do Shizen
O que é índice glicêmico dos alimentos?




Índice glicêmico está relacionado ao nível de açúcar no sangue. O índice glicêmico é um diferencial nos carboidratos. Os carboidratos são compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio e são responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo. Os carboidratos entram na corrente sanguínea em diferentes velocidades.
Quanto mais rápida a entrada do carboidrato na corrente sanguínea mais insulina será liberada pelo pâncreas para equilibrar os níveis de açúcar do sangue. Os alimentos de baixo valor glicêmico são aqueles que não afetam muito a resposta de insulina no sangue, já os de alto valor glicêmico são os que alteram muito a insulina no sangue.
A insulina transporta o açúcar para dentro das células dos músculos. O excesso de glicose no fígado é convertido em àcidos gordurosos e triglicerídeos, ou seja, em gordura. Quando uma pessoa ingere muitos alimentos de alto índice glicêmico o organismo adquire uma resistência à insulina, porque o organismo começa a produzir insulina em excesso. As pessoas obesas são as que mais sofrem com isso.
A redução do índice glicêmico na dieta é importante, pois há uma menor produção de insulina. Isso é bom porque previne e trata doenças como a obesidade, a diabetes, alguns cânceres, dentre outros. Pessoas resistêntes a insulina são gordas e tem pouco massa magra, músculos.
O índice glicêmico é uma medida criada por cientistas. Inicialmente, a intenção era ajudar pessoas com diabetes. Para um melhor entendimento sobre como os alimentos influenciam o nível do índice glicêmico no corpo, veja o gráfico abaixo.
Os alimentos com alto índice glicêmico aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue. Esse aumento se dá num curto espaço de tempo.
Os alimentos com baixo índice glicêmico demoram um pouco mais para causar efeitos no nível de açúcar do sangue. Sua ação também é mais demorada se comparada com os alimentos de alto índice glicêmico.
Uma dieta com redução do índice glicêmico é importante para a população geral. Os alimentos de baixo índice glicêmico têm mais fibras e portanto, permitem uma sensação de saciedade. Uma alimentação saudável é rica em fibras, com baixa densidade energética, adequada em relação aos macronutrientes e antioxidantes. Ou seja, é importante colocar carboidratos, gorduras e proteínas em conjunto na alimentação.

Fonte: Este artigo foi escrito pelo site Atletx
Leia Mais
jovex

‘Meu Prato Saudável’ do HC e InCor

Extraído do Pense Leve
HC e InCor lançam ‘Meu Prato Saudável’




A ideia é conscientizar sobre a importância do alimento na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, câncer, diabetes e problemas cardiovasculares

por | Simone Cunha

O programa Meu Prato Saudável foi lançado no dia 15 de outubro, com a presença da primeira dama do Estado, Lu Alckmin, convidada para ser a madrinha do projeto criado em parceria pelo Hospital das Clínicas (HC), Instituto do Coração (Incor) e a Latinmed Editora de Saúde. A proposta deste plano de reeducação alimentar foi criar um modelo nutricional que possa servir como referência nas principais refeições. "São alimentos familiares na mesa do brasileiro e o grande desafio é diminuir a quantidade das porções", diz Elisabete Almeida, diretora da Latinmed e do programa ‘Meu Prato Saudável'. 
Para Lu Alckmin, o programa beneficia as famílias, afinal visa alcançar crianças, jovens, adultos e idosos. De acordo com Elisabete, o programa é essencialmente visual para que a pessoa saiba o que colocar no prato - e a quantidade ideal - para usufruir de todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde. A criação do projeto surgiu devido aos altos índices registrados em pesquisas recentes que mostram que 48,5% dos adultos brasileiros estão com excesso de peso e 15,8% são obesos. "Em 2009, foram gastos 20 milhões em cirurgias bariátricas", ressalta Elisabete. Além disso, o Brasil gasta, em média, 7,5 bilhões ao ano em função das doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, câncer, diabetes e cardiovasculares. 
Tudo isso é consequência da mudança de hábito alimentar do brasileiro. O arroz, feijão, bife e salada ganharam a companhia da batata frita, hambúrguer, refrigerante e doce. Com isso, aumentou a incidência de diabetes, hipertensão e obesidade que, por sua vez, contribui para a ocorrência de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. Segundo Elisabete, mudar este cenário é um processo a longo prazo. "Temos de fixar metas: primeiro vamos tentar melhorar a saúde alimentar do brasileiro para a Copa de 2014. Depois, pensaremos na Olimpíada de 2016. Até que a mudança esteja consumada", explica. 
O programa Meu Prato Saudável teve lançamento oficial em São Paulo, mas deve ser estendido em todo o País. De acordo com Elisabete, 150 escolas estaduais receberão um projeto piloto adequando a alimentação das crianças. "Até 2014, todas as escolas estaduais devem ser contempladas atingindo cerca de 5 milhões de estudantes", diz. Além disso, cada região do País terá as refeições adaptadas para que a população local perceba que é possível manter-se em forma consumindo os alimentos do dia-a-dia. Uma série de ações está programada para ser realizada em pontos estratégicos de alta circulação para atingir o público em geral.

Curta a fan page da Pense Leve no Facebook e siga o nosso Twitter!
Leia Mais
jovex

Como prevenir a osteoporose via alimentação

Leia Mais
jovex

Recicle as conchas e monte sua horta




Recicle as conchas e monte sua horta...
Sem precisar de muito dinheiro ou espaço. 
Para manter as plantinhas bem cuidadas, é necessário que elas fiquem em local em que bata sol e sejam regadas quando necessário...

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/
 
Leia Mais
jovex

Quanto mais Água Melhor

Leia Mais
jovex

Saúde e criatividade

Leia Mais
jovex

Ser saudável é caro?





Leia Mais
jovex

Nutricionista em Jardim Asteca - Vila Velha/ES

By  



CONHEÇA A 

ASSOCIAÇÃO MÉDICA

NOSSA SENHORA DA PENHA

HÁ 30 ANOS CUIDANDO DA SAÚDE DA FAMÍLIA!

ESPECIALIADES MÉDICAS:
VILA VELHA
ANGIOLOGIA
CLÍNICO GERAL
CARDIOLOGIA
MEDICINA DO TRABALHO
ENDOCRINOLOGIA
DRENAGEM LINFÁTICA
RADIOLOGIA
FISIOTERAPIA
NEUROLOGIA

TERAPIA OCUPACIONAL

ODONTOLOGIA

ODONTOPEDIATRIA

ALERGISTA

QUIROPRAXIA

NUTRICIONISTA 
*Drª Deane Franco 
 Marque sua consulta! Telefone:  3339 0187


OUTROS SERVIÇOS
LABORATÓRIO

MASSAGEM RELAXANTE



 DESCONTOS ESPECIAIS

Telefone:  3339 0187
Endereço: Rua Vitória Régia, 1476 – Jardim Asteca – Vila Velha – ES
Leia Mais
jovex

Medidas Caseiras - Culinária


Extraído do Medidas Úteis

Medidas Caseiras - Culinária


Equivalência de medidas

Escolha um alimento na lista abaixo para ver a relação entre gramas, xícaras, colheres de sopa e colheres de chá.AÇÚCAR
1 xícara160g
1 colher de sopa10g
1 colher de chá3,5g
FARINHA DE TRIGO
1 xícara120g
1 colher de sopa7,5g
1 colher de chá2,5g
MANTEIGA / MARGARINA
1 xícara200g
1 colher de sopa12g
1 colher de chá4g
ACHOCOLATADO EM PÓ
1 xícara90g
1 colher de sopa6g
1 colher de chá2g
LÍQUIDOS
1 xícara240ml
1 copo americano250ml
1 colher de sopa15ml
1 colher de chá5ml
ARROZ
1 xícara200g
AMÊNDOAS, NOZES, CASTANHAS
1 xícara140g
AVEIA
1 xicara80g
1 colher de sopa5g
1 colher de chá1,5g
COCO RALADO
1 xícara80g
1 colher de sopa5g
1 colher de chá1,5g
FARINHA DE MANDIOCA
1 xícara150g
1 colher de sopa9g
1 colher de chá3g
FARINHA DE ROSCA
1 xícara80g
1 colher de sopa5g
1 colher de chá1,5g
FUBÁ
1 xícara120g
1 colher de sopa7,5g
1 colher de chá2,5g
AMIDO DE MILHO
1 xícara150g
1 colher de sopa9g
1 colher de chá3g
MEL
1 xícara300g
1 colher de sopa18g
1 colher de chá6g
POLVILHO
1 xícara150g
1 colher de sopa9g
1 colher de chá3g
QUEIJO RALADO
1 xícara80g
1 colher de sopa5g
1 colher de chá1,5g
FERMENTO EM PÓ
1 colher de chá (cheia)10g



Tabela de Medidas de Peso
1 copo americano 200 ml
1 (OZ) onça = 28,350 gramas
1 libra = 16 onças ou 453,59 gramas
1 Kg = 2,20462 libras
1 galão (Grã-Bretanha)= 4,543 litros
1 galão (Estados Unidos)= 3,785 litros
Portanto, arredondando-se uma onça (OZ) para 30 gramas, meia onça será 15 gramas e 2 onças serão 60 gramas e assim por diante.
1 litro  =  4 xícaras ( Cada xicara 250ml )
1 copo de vinho  = 6 colheres de sopa
1 cálice = 3 colheres de sopa
1 colher de sopa = 15 colheres de café
1 colher de sobremesa = 10 colheres de café
1 colher de chá = 3 colheres de café
1 colherinha (café) =  1/2 colher (chá)
Obs. : Xícara de chá é a mesma coisa que Chávena.

Tabela de Equivalência (medidas xícaras, colher..)
Medida Xícara = Gramas
Xícara de chá:
1 xícara (chá)  = 240ml
1 xícara (chá) de açúcar = 180g
1 xícara (chá) de far. de trigo = 120g
1 xícara (chá) de manteiga = 200g 


Chocolate em Pó
1 xícara = 90 g
1/2 xícara = 45 g
1/3 xícara = 30 g
1/4 xícara = 20 g
1 colher (sopa) = 6 g

Farinha de Trigo
1 xícara = 120 g
1/2 xícara = 60 g
1/3 xícara = 40 g
1/4 xícara = 30 g
1 colher (sopa) = 7 g

Manteiga ou Gordura Vegetal
1 xícara = 200 g
1/2 xícara = 100 g
1/3 xícara = 65 g
1 colher de (café) = 1/2 colher de chá

AÇÚCAR
1 xícara =  160g
1 colher de sopa =  10g
1 colher de chá =  3,5g

COCO RALADO
1 xícara = 80g
1 colher de sopa = 5g
1 colher de chá = 1,5g

FUBÁ
1 xícara =  120g
1 colher de sopa =  7,5g
1 colher de chá =  2,5g

AMIDO DE MILHO
1 xícara =  150g
1 colher de sopa =  9g
1 colher de chá =  3g

MEL
1 xícara  = 300g
1 colher de sopa = 18g
1 colher de chá = 6g

POLVILHO
1 xícara = 150g
1 colher de sopa  = 9g
1 colher de chá = 3g

QUEIJO RALADO
1 xícara = 80g
1 colher de sopa  = 5g
1 colher de chá  = 1,5g

FERMENTO EM PÓ
1 colher de chá (cheia)  = 10g

FARINHA DE MANDIOCA
1 xícara =  150g
1 colher de sopa =  9g
1 colher de chá  = 3g

FARINHA DE ROSCA
1 xícara = 80g
1 colher de sopa =  5g
1 colher de chá =  1,5g

ARROZ
1 xícara  = 200g

AMÊNDOAS, NOZES, CASTANHAS
1 xícara = 140g

AVEIA
1 xicara =  80g
1 colher de sopa = 5g
1 colher de chá 1,5g
Importante: todas as medidas são usadas rasas, ou seja, depois de encher a xícara ou a colher, passa-se uma faca com lâmina reta para retirar o excesso.

Líquidos
1 litro de qualquer líquido = 1000 ml ou 4 copos
1 copo de qualquer líquido = 250 ml
1 copo de requeijão = 240ml
1 vidro de leite de côco =  200 ml

Temperaturas do forno
Forno brando de 140º a 150ºC -  270º a 300º F
Forno regular de 175º a 190ºC – 320º a 350ºF
Forno quente de 200º a 230ºC – 400º a 450ºF
Forno muito quente de 240º a 275ºC – 460º F


Pesos e Medidas
1 Litro4 copos americanos1000 ml
1 Xícara16 colheres (sopa)240 ml
1 Colher (sopa)3 colheres (chá)15 ml
1 Colher (chá)1/3 colher (sopa)5 ml


Ingredientes (1 Xícara de chá)
Peso
Açúcar160 g
Araruta150 g
Arroz cru210 g
Amêndoas, nozes e castanhas.140 g
Aveia80 g
Banha230 g
Chocolate em pó90 g
Coco seco ralado80 g
Farinha de mandioca150 g
Farinha de rosca80 g
Farinha de Trigo120 g
Fubá120g
Maisena150 g
Manteiga230 g
Mel300 g
Polvilho150 g
Queijo ralado80 g
Uva Passa140 g

Equivalências (g)
1 litroequivale a 6 xícaras(chá) ou 4 copos
1 garrafaequivale a 3 e ½ xícaras(chá) ou 2 e ½ copos
1 copo de água comumequivale a 250 g
1 prato fundo niveladoequivale a 200 g
1 xícara (chá) de liquidoequivale a 150 g ou 20 colheres (sopa)
1 xícara de chá rasa de açúcarequivale a 120 gramas
¼ xícara de chá de liquidoequivale a 5 colheres (sopa)
1/3 xícara de chá de liquidoequivale a 6 colheres (sopa)
1/2 xícara de chá de liquidoequivale a 10 colheres (sopa)
2/3 xícara de chá de liquidoequivale a 12 colheres (sopa)
¾ xícara de chá de liquidoequivale a 15 colheres (sopa)
1 cáliceequivale a 9 colheres de sopa de liquido
1 quiloequivale a 5 e ¾ Xícaras de chá
250 g de manteigaequivale a 1 e ¼ Xícara de chá
¼ de xícara de chá de manteiga ou margarinaequivale a 4 colheres de sopa
1 xícara de chá de amendoim torradoequivale a 140 gramas
1 xícara de chá de farinha de roscaequivale a 150 gramas
1 colher se sopa de farinha de roscaequivale a 11 gramas
1 xícara de chá de coco ralado secoequivale a 75 gramas
1 xícara de chá de óleoequivale a 170 gramas
1 colher de sopa de óleoequivale a 10 gramas
1 colher se sopa de salequivale a 13 gramas
1 colher de chá de salequivale a 5 gramas
1 colher de sopa de fermento em póequivale a 12 gramas
1 colher de chá de fermento em póequivale a 5 gramas
1 xícara de chá de maisenaequivale a 120 gramas
1 colher de sopa de maisenaequivale a 8 gramas
1 colher de chá de maisenaequivale a 2 gramas
1 pitada é o tanto que se pode segurar entre as pontas de dois dedos ou 1/8 de colher

Líquidos(leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.) (ml)
1 Xícara240 ml
½ xícara120 ml
1/3 xícara80 ml
¼ xícara60 ml
1 colher sopa15 ml
1 colher chá5 ml

Chocolate em pó(cacau em pó)
1 Xícara90 g
½ xícara45 g
1/3 xícara30 g
¼ xícara20 g
1 colher sopa6 g

Manteiga(margarina e gordura vegetal)
1 xícara200 g
½ xícara100g
1/3 xícara65 g
¼ xícara16g
1 colher de sopa20 g

Açúcar
1 Xícara180 g
½ xícara90 g
1/3 xícara60 g
¼ xícara45 g
1 colher sopa12 g
1 colher de chá4 g


Farinha de trigo
1 Xícara120 g
½ xícara60 g
1/3 xícara40 g
¼ xícara30g
1 colher de sopa10 g
1 colher de chá3 g


Leia Mais
jovex

Nota oficial - Quadro medida Certa/Fantástico/Rede Globo




Nota oficial - Quadro medida Certa/Fantástico/Rede Globo
Publicado em 08/10/2012


O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) entrou em contato, por meio de ofício, com a equipe de jornalismo do Fantástico/Rede Globo para possíveis providências sobre o conteúdo do material veiculado, no dia 23 de setembro, pelo quadro Medida Certa/O Fenômeno. O documento pede que a emissora considere as determinações da Lei 8.234/91, que garante a designação e o exercício da profissão de nutricionista apenas àqueles graduados em Nutrição e regularmente inscritos em conselhos regionais da respectiva área de atuação.

Com base no que estabelece a lei, o ofício ressalta que profissionais participantes do quadro não podem ser apresentados como nutricionistas nem se responsabilizarem por prescrição de dieta e trabalhos de reeducação alimentar e nutricional, sem que tenha a devida graduação em Nutrição.

O CFN acompanha a veiculação dos próximos episódios do Medida Certa/O Fenômeno para que a lei que regulamenta a atuação da categoria seja observada. A autarquia se coloca à disposição da emissora para a promoção de ações, a serem desenvolvidas por profissionais habilitados, voltadas à alimentação saudável da população brasileira.
Leia Mais
jovex

Atendimento Nutricional no MEDBANK - Vila Velha/ES





CONHEÇA A CLÍNICA MEDBANK 
Sua Saúde seu Partrimônio

ESPECIALIADES MÉDICAS:
VILA VELHA
ANGIOLOGIA
CLÍNICO GERAL
CIRURGIA PLÁSTICA
CARDIOLOGIA
CIRURGIA VASCULAR
ENDOCRINOLOGIA
DERMATOLOGIA
ECODOPPLER VASCULAR
ENDOSCOPIA
FISIOTERAPIA
FONOAUDIOLOGIA
GASTROENTEROLOGIA
NEUROLOGIA
NUTRICIONISTA 
*Drª Deane Franco 
 Marque sua consulta! Telefone:  3319.3030
OFTALMOLOGIA
OTORRINOLARINGOLOGIA
PEDIATRIA
PNEUMOLOGIA
PSICOLOGIA
PSIQUIATRIA
REUMATOLOGIA
UROLOGIA
ULTRA-SONOGRAFIA
RADIOLOGIA

OUTROS SERVIÇOS
LABORATÓRIO
DENTISTA
FARMÁCIA

CONHEÇA O MEDCARD 
* CARTÃO FIDELIDADE DA CLÍNICA MEDBANK -
 DESCONTOS ESPECIAIS

Telefone:  3319.3030
Endereço: Rua Itaipava 238 – Praia de Itapatica – Vila Velha – ES
cep: 29102-120
medbank@ig.com.br
Outros telefones:
27-3325-4050
27-3386-8888
27-33190-3030

Leia Mais
jovex

Mensalão inspira cardápios em restaurantes de Brasília



Mensalão inspira cardápios em restaurantes de Brasília. http://folha.com/no1163029 A rede Carpe Diem, por exemplo, até criou uma promoção com o slogan "Se tudo acabar em pizzas, você já está no lugar certo".

(Foto: André Borges/Folhapress)
Leia Mais
jovex

ANVISA fixa limites de presença de medicamentos em carnes e ovos

Extraído do Portal ANVISA

3 de outubro de 2012
O limite de resíduos de medicamentos de uso veterinário que poderá ser encontrado em alimentos de origem animal, como carnes e ovos, passa a ser regulamentado no Brasil com base no padrão técnico definido pelos países que compõem o Mercosul. A norma que trata do assunto, a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa RDC 53/2012, foi publicada na edição desta quarta-feira (3/10) no Diário Oficial da União. O texto traz, para a regulamentação nacional, o padrão de limite acordado entre os estados partes do Mercosul.
             A RDC 53/2012  firma o limite para a presença de vestígios de medicamentos utilizados na criação de animais destinados ao abate e à produção de leite e de ovos, além de estabelecer a metodologia de análise para avaliar a presença destes resíduos. A resolução visa proteger os consumidores da ingestão excessiva de produtos como antimicrobianos, antiparasitários e vacinas empregadas em bovinos, aves, suínos e ovinos.
 Imprensa / Anvisa
Leia Mais
jovex

Manteigas saudáveis - Aprenda a fazer em casa


Extraído da Folha de São Paulo

Aprenda a fazer manteigas saudáveis em casa

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No supermercado, produtos alternativos à manteiga comum podem ser ainda piores para a saúde, além de menos gostosos.
Depois que o óleo vegetal passa pelo processo de solidificação para virar margarina ou creme vegetal, a gordura que surge deixa de ser reconhecida pelo corpo. "O organismo metaboliza esse alimento de modo similar ao das gorduras trans [as mais nocivas]", diz a nutricionista Natália Colombo, da NC Nutre.
Caio Kenji/Folhapress
Manteigas alternativas elaboradas pela nutricionista Natália Colombo
Alternativas elaboradas pela nutricionista Natália Colombo. Da esquerda para a direita estão a manteiga de "castanhas", a manteiga melhorada e a manteiga de azeite
Alternativas mais saudáveis, como manteigas de oleaginosas ou turbinadas com azeite, podem ser feitas em casa em cerca de 15 minutos.

Manteiga melhorada

 Ver em tamanho maior »
Caio Kenji/Folhapress
AnteriorPróxima
Para fazer a manteiga melhorada é preciso 1 xíc. de manteiga amolecida; 1 xíc. de azeite extravirgem e ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro etc.)
A chamada manteiga melhorada é um truque para reduzir o consumo do produto misturando-o ao azeite de oliva extravirgem.
"O azeite previne contra doenças cardiovasculares, diminuindo o LDL [colesterol ruim] e aumentando o HDL [colesterol bom], além disso, previne contra alguns tipos de câncer, é anti-inflamatório, ajuda na diminuição da gordura visceral e melhora a saúde da pele", diz Colombo.

Manteiga de "castanhas"

 Ver em tamanho maior »
Caio Kenji/Folhapress
AnteriorPróxima
Os ingredientes da manteiga de "castanhas" são 200 g de amêndoas, avelãs ou nozes; sal, xarope de agave (feito de extrato de planta), canela em pó, cacau em pó e extrato de baunilha
Já as manteigas de "castanhas", feitas com gordura vegetal não processada, são ricas em selênio, com ação antioxidante. Também têm vitaminas do complexo B, que ajudam na produção de serotonina, ajudando no controle do apetite.
Outra opção é o "ghee", manteiga clarificada ("limpa" dos resíduos lácteos) usada pela medicina ayurvédica e por praticantes de ioga.
Há oito anos, a psicóloga Vitoria Dworecka faz essa receita em casa. "No começo eu preparava para os meus filhos, que fazem ioga. Depois, os colegas deles começaram a pedir. Hoje forneço para o supermercado St. Marché e a Casa Santa Luzia." No mercado, o frasco com 200 gramas de ghee custa cerca de R$ 15.
"O produto é usado há séculos por afegãos, indianos e paquistaneses. É rico em ácidos graxos e tem propriedades anticancerígenas", diz a médica indiana especialista em ayurveda Chetali Samant, em entrevista à Folha.

Ghee

 Ver em tamanho maior »
Leticia Moreira/Folhapress
AnteriorPróxima
Para preparar o ghee é preciso separar 500 g de manteiga sem sal
A manteiga indiana é muito usada na cozinha, substituindo o óleo. Serve também para massagem e como base de cremes cosméticos.

Manteiga de azeite

 Ver em tamanho maior »
Caio Kenji/Folhapress
AnteriorPróxima
Os ingredientes da manteiga de azeite são 2 xíc.de azeite de oliva extravirgem; ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro etc); pimentas em grão a gosto e alho triturado a gosto
As receitas das manteigas de azeite, melhorada e de "castanhas" foram elaboradas pela nutricionista Natália Colombo. Já o ghee foi preparado por Vitoria Dworecka.
Leia Mais

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU