jovex

Manteigas saudáveis - Aprenda a fazer em casa

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo


Extraído da Folha de São Paulo

Aprenda a fazer manteigas saudáveis em casa

JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No supermercado, produtos alternativos à manteiga comum podem ser ainda piores para a saúde, além de menos gostosos.
Depois que o óleo vegetal passa pelo processo de solidificação para virar margarina ou creme vegetal, a gordura que surge deixa de ser reconhecida pelo corpo. "O organismo metaboliza esse alimento de modo similar ao das gorduras trans [as mais nocivas]", diz a nutricionista Natália Colombo, da NC Nutre.
Caio Kenji/Folhapress
Manteigas alternativas elaboradas pela nutricionista Natália Colombo
Alternativas elaboradas pela nutricionista Natália Colombo. Da esquerda para a direita estão a manteiga de "castanhas", a manteiga melhorada e a manteiga de azeite
Alternativas mais saudáveis, como manteigas de oleaginosas ou turbinadas com azeite, podem ser feitas em casa em cerca de 15 minutos.

Manteiga melhorada

 Ver em tamanho maior »
Caio Kenji/Folhapress
AnteriorPróxima
Para fazer a manteiga melhorada é preciso 1 xíc. de manteiga amolecida; 1 xíc. de azeite extravirgem e ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro etc.)
A chamada manteiga melhorada é um truque para reduzir o consumo do produto misturando-o ao azeite de oliva extravirgem.
"O azeite previne contra doenças cardiovasculares, diminuindo o LDL [colesterol ruim] e aumentando o HDL [colesterol bom], além disso, previne contra alguns tipos de câncer, é anti-inflamatório, ajuda na diminuição da gordura visceral e melhora a saúde da pele", diz Colombo.

Manteiga de "castanhas"

 Ver em tamanho maior »
Caio Kenji/Folhapress
AnteriorPróxima
Os ingredientes da manteiga de "castanhas" são 200 g de amêndoas, avelãs ou nozes; sal, xarope de agave (feito de extrato de planta), canela em pó, cacau em pó e extrato de baunilha
Já as manteigas de "castanhas", feitas com gordura vegetal não processada, são ricas em selênio, com ação antioxidante. Também têm vitaminas do complexo B, que ajudam na produção de serotonina, ajudando no controle do apetite.
Outra opção é o "ghee", manteiga clarificada ("limpa" dos resíduos lácteos) usada pela medicina ayurvédica e por praticantes de ioga.
Há oito anos, a psicóloga Vitoria Dworecka faz essa receita em casa. "No começo eu preparava para os meus filhos, que fazem ioga. Depois, os colegas deles começaram a pedir. Hoje forneço para o supermercado St. Marché e a Casa Santa Luzia." No mercado, o frasco com 200 gramas de ghee custa cerca de R$ 15.
"O produto é usado há séculos por afegãos, indianos e paquistaneses. É rico em ácidos graxos e tem propriedades anticancerígenas", diz a médica indiana especialista em ayurveda Chetali Samant, em entrevista à Folha.

Ghee

 Ver em tamanho maior »
Leticia Moreira/Folhapress
AnteriorPróxima
Para preparar o ghee é preciso separar 500 g de manteiga sem sal
A manteiga indiana é muito usada na cozinha, substituindo o óleo. Serve também para massagem e como base de cremes cosméticos.

Manteiga de azeite

 Ver em tamanho maior »
Caio Kenji/Folhapress
AnteriorPróxima
Os ingredientes da manteiga de azeite são 2 xíc.de azeite de oliva extravirgem; ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro etc); pimentas em grão a gosto e alho triturado a gosto
As receitas das manteigas de azeite, melhorada e de "castanhas" foram elaboradas pela nutricionista Natália Colombo. Já o ghee foi preparado por Vitoria Dworecka.

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU