jovex

Diabetes - 10 mudanças de hábitos

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo

 

A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é caracterizada pelo aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a complicações graves de saúde, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, problemas de visão e neuropatia. No entanto, existem atitudes e hábitos saudáveis que podem ajudar a combater, evitar e curar a diabetes. Confira a seguir 10 dicas para manter a diabetes sob controle:
1. Adote uma alimentação saudável: A alimentação saudável é fundamental para controlar a glicemia. Evite alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples, e opte por uma dieta equilibrada, rica em fibras, frutas, legumes e verduras. Grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes, abacate e nozes. Consulte um nutricionista para montar um plano alimentar personalizado.

2. Faça refeições regulares: Faça pelo menos três refeições por dia, com horários regulares e quantidades adequadas de alimentos. Não pule refeições e evite comer em excesso. Controlar o tamanho das porções pode influenciar os níveis de glicose no sangue. Use pratos menores e controle a quantidade de alimentos consumidos. 3. Pratique atividade física regularmente: A atividade física regular ajuda a controlar a diabetes, além de contribuir para a perda de peso e redução do estresse. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e faça dela um hábito diário, como caminhada, corrida, natação, ciclismo, entre outras. 4. Monitore os níveis de glicose no sangue: É importante monitorar regularmente os níveis de glicose no sangue para controlar a diabetes. Consulte um profissional de saúde para orientações sobre como fazer o monitoramento e quais são os valores ideais para você. 5. Tome medicamentos prescritos: Se o médico prescrever medicamentos para controlar a diabetes, tome-os conforme as orientações médicas e não interrompa o tratamento sem orientação. Existem diversas classes de medicamentos para o tratamento da diabetes, como insulina, metformina, sulfonilureias, entre outros. 6. Faça exames regularmente: Além do monitoramento da glicemia, é importante realizar exames periódicos para avaliar a saúde em geral e detectar precocemente complicações da diabetes. Consulte o seu médico para saber quais exames são indicados para o seu caso. 7. Reduza o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode afetar o controle da glicemia e aumentar o risco de complicações da diabetes. Se for beber, faça-o com moderação, preferindo bebidas de baixo teor alcoólico. 8. Pare de fumar: O tabagismo é um fator de risco para a diabetes e aumenta o risco de complicações. Portanto, pare de fumar para controlar a glicemia e melhorar a saúde em geral. 9. Controle o estresse: O estresse pode afetar o controle da glicose no sangue. Pratique técnicas de relaxamento, como ioga, meditação, mindfulness, entre outras. 10. Tenha um bom sono: A falta de sono pode afetar o controle da glicemia. Portanto, durma o suficiente para descansar o corpo e a mente. Adotar essas atitudes e hábitos saudáveis pode ajudar a controlar a diabetes e prevenir complicações de saúde. Consulte um profissional de saúde Gostou das dicas? Se cuide sempre e viva com qualidade!!
Siga, compartilhe e se inscreva no canal @Nutriqualyvida

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU