jovex

Dicas de uma Alimentação Saudável e Equilibrada na Gravidez

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo

 1 - Sabe o que ajuda quando você está enjoada? Experimente um picolé de limão, uma limonada ou mesmo água gelada com algumas gotas de limão. Isso mesmo: são gelados e têm sabor cítrico, ótimos nesses casos. O limão é excelente para temperar uma salada de folhas verdes cruas que, além de ter vitamina C, é uma refeição de mais fácil digestão, menos enjoativa. Quando se ausentar de casa por períodos mais prolongados, carregue biscoitos de água e sal, uma fruta (maçã ou pêra) ou barrinhas de cereais (de preferência com sabor de frutas). Dê preferência a alimentos mais naturais como frutas, legumes e verduras, no lugar de produtos industrializados contendo corantes e conservantes. Evite adoçantes artificiais. Prefira temperos naturais (cebola, salsa e ervas fina).

2 - Evite gorduras, frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. Prepare os alimentos com o mínimo de óleo vegetal (soja, milho, açafrão, girassol), nunca com gordura sólida (manteiga, margarina, banha).
3 - Reduza a quantidade de sal na hora do cozimento dos alimentos. Sal em excesso pode provocar inchaço e hipertensão (pressão alta).
4 - As carnes em geral (boi, aves, peixes) são itens importantes no seu cardápio por conterem ferro. A absorção desse mineral obtido de uma fonte animal é mais eficiente do que o extraído dos vegetais. Dê preferência às carnes magras (como patinho e alcatra, peito de frango e peixes sem pele, por exemplo) grelhadas, assadas ou cozidas.
5 - Nada de pressa: a comida, colocada na boca em pequenas quantidades, deve ser bem mastigada. 
6 - Água e suco à vontade. De preferência, entre as refeições, e não durante.

7 - Leite e derivados são ótimos por causa da quantidade de cálcio que possuem.

8 - Prisão de ventre é comum entre as grávidas. Para melhorar o funcionamento do intestino, você pode consumir, por exemplo, cereais integrais, aveia, verduras cruas, mamão, bagaços de laranja, ameixas pretas secas (podem ser colocadas na geladeira, em um vidro com água filtrada que deve ser bebida todos os dias pela manhã).

9 - A ingestão de grãos (feijão, lentilha, grão de bico e ervilhas) é importante na gestação. É preferível consumi-los no almoço, para facilitar a digestão.

10 - Dê preferência aos cereais integrais. Os cereais (arroz, trigo, aveia, centeio, milho), tubérculos (batatas) e raízes (aipim, inhame, cará) são poderosas fontes de energia. Os cereais integrais, além de energia, são ricos em minerais e vitaminas B1, B2 e E.


Alimentação Saudável e equilibrada na gravidez

A alimentação considerada saudável e equilibrada durante todo o período da gestação deve ser: 

Moderada: pois o ganho excessivo de peso não irá resultar necessariamente em aumento de peso do bebê, e sim das reservas de gordura da mãe, podendo aumentar o risco de surgimento de doenças como o diabetes gestacional e hipertensão, além de dificultar a perda do peso excessivo após este período; 

Variada:
 pois cada alimento possui um perfil único de nutrientes e somente o consumo de uma grande variedade de alimentos proporcionará um adequado suprimento das necessidades nutricionais da mulher e de seu bebê;

Fracionada:
 sobretudo, no último trimestre, pois, em virtude do aumento da placenta, o estômago não suportará receber grandes quantidades de alimento. Assim, o ideal é que a gestante faça além do café da manhã, almoço e jantar, três pequenos lanches entre as refeições principais. Nesse caso, dando sempre preferência para alimentos leves, saudáveis e nutritivos como frutas, vitaminas, sanduíches naturais, sucos e alimentos integrais.

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU