jovex

HIPERTENSÃO - 10 MUDANÇAS DE HÁBITOS

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo

 

Dez (10) mudanças de hábitos que você pode adotar para manter a pressão arterial sob controle

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada pela elevação da pressão arterial, que pode levar a problemas graves de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal, doenças cardíacas, entre outras. Por isso, é importante adotar algumas atitudes e hábitos saudáveis para combater, evitar e curar a hipertensão. Confira a seguir 10 dicas para manter a pressão arterial sob controle:

1. Adote uma alimentação saudável: A alimentação saudável é fundamental para controlar a pressão arterial. Evite alimentos processados, fast food e outros alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcar. Reduza o consumo de sal: O excesso de sal pode aumentar a pressão arterial, por isso é importante limitar o consumo de sal em sua dieta. Opte por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais e alimentos ricos em potássio, como banana, laranja, abacate, batata, entre outros.

2. Pratique atividade física regularmente: A atividade física regular ajuda a controlar a pressão arterial, além de contribuir para a perda de peso e redução do estresse. Escolha uma atividade que lhe dê prazer e faça dela um hábito diário, como caminhada, corrida, natação, ciclismo, entre outras. É recomendável praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias.

3. Controle o peso corporal: O excesso de peso pode aumentar a pressão arterial. Mantenha um peso saudável por meio de uma alimentação equilibrada e atividade física regular. Manter um peso saudável pode ajudar a prevenir e controlar a hipertensão.

4. Reduza o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool pode elevar a pressão arterial. Se for beber, faça-o com moderação, preferindo bebidas de baixo teor alcoólico.

5. Pare de fumar: O tabagismo é um fator de risco para a hipertensão arterial, além de ser responsável por diversas doenças cardiovasculares. Portanto, pare de fumar para controlar a pressão arterial e melhorar a saúde em geral.

6. Reduza o estresse: O estresse crônico pode aumentar a pressão arterial, por isso é importante encontrar maneiras de reduzir o estresse em sua vida. Algumas formas de reduzir o estresse incluem meditação, ioga, exercícios de respiração e relaxamento.

7. Durma bem e o suficiente: A falta de sono pode aumentar a pressão arterial e levar a outros problemas de saúde. Tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite para ajudar a manter a pressão arterial sob controle. Portanto, durma o suficiente para descansar o corpo e a mente.

8. Reduza o consumo de café: A cafeína pode elevar a pressão arterial em algumas pessoas. Se for o seu caso, reduza o consumo de café e outras bebidas que contenham cafeína.

9. Acompanhe a pressão arterial: Monitore regularmente a sua pressão arterial e registre os valores para acompanhar a evolução. Assim, você poderá identificar quando ela está elevada e procurar ajuda médica.

10. Tome medicamentos prescritos: Se o médico prescrever medicamentos para controlar a pressão arterial, tome-os conforme as orientações médicas e não interrompa o tratamento sem orientação.

Adotar essas atitudes e hábitos saudáveis pode ajudar a controlar a hipertensão arterial e prevenir complicações de saúde. É importante que as pessoas realizem um check-up regularmente para detectar a hipertensão e outras condições de saúde que possam afetar o coração e o sistema circulatório. Consulte um médico para monitorar a sua saúde de uma forma geral e obter orientações sobre a melhor forma de tratamento para o seu caso. Se recomendado, não dispense alguns tratamentos adicionais com outros profissionais de saúde como os nutricionistas, por exemplo.

Gostou das dicas? Se cuide sempre e viva com qualidade!!

Siga, compartilhe e se inscreva no canal @Nutriqualyvida


Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU