jovex

A Diferença entre Pré Biótico e Pro Bióticos

SIGA @NUTRIQUALYVIDA NO INSTAGRAM

Continuar lendo


Pré bióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo. Isto é, possuem uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas.

A principal ação dos Pré bióticos é estimular o crescimento e/ou ativar o metabolismo de algum grupo de bactérias benéficas do trato intestinal. Desta maneira, os Pré bióticos agem intimamente relacionados aos Pro bióticos; constituindo o "alimento" das bactérias pro bióticas.

Os Pré bióticos possuem as seguintes funções:

  • Ajudam na manutenção da flora intestinal;
  • Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
  • Contribuiem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável;
  • Colaboram para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
  • Possuem efeito bífidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.



Pro bióticos: organismos vivos que quando ingeridos em determinado número (concentração) exercem efeitos benéficos para a saúde por sua ação no trato intestinal.
Vários microorganismos são reconhecidos como pró bióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus.

As espécies de pró bióticos mais utilizadas são:
 
Especialmente o Lactobacillus
- Lactobacillus casei
- Lactobacillus rhamnosus
- Lactobacillus reuterii
- Enterococus faecium
- Bifidobacterium adolescentis
- Bifidobacterium breve
- Bifidobacterium bifidum
- Bifidobacterium infantis
- Bifidobacterium longum

Portanto, os alimentos pró bióticos são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, normalmente indicados para preveni e tratar doenças indicadas a baixo.



Os alimentos pro bióticos exercem as seguintes funções no organismo:
  • Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos; 
  • Aumentam a absorção e fixação de cálcio e ferro; 
  • Fortalecem o sistema imunológico através de maior produção de células protetoras; portanto na redução do risco de câncer e doenças infecciosas de repetição; 
  •  Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibrando a flora intestinal, atuando na capacidade do organismo se desintoxicar de excessos e venenos;
·   Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.


Como os microorganismos, pro bióticos normalmente são termo-sensíveis (ou seja, sensíveis a altas temperaturas) e têm pouco tempo de vida, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados. Ao serem ingeridos, integrados aos alimentos, vão para o intestino e ali se integram à flora já existente, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes.
Os pro bióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. Os leites fermentados são o principal exemplo de fonte de pro bióticos, embora, na forma de cápsulas, poderá ser adicionado em leites de sementes ou sucos desintoxicantes, evitando o consumo alimentos de origem animal como leites e laticínios, que sabidamente, são inadequados ao consumo humano.
Além do consumo de pro bióticos de bons fornecedores, é preciso manter uma espécie de ritual de ingestão diária para que os efeitos desejados aconteçam.
Saiba também que existem no mercado produtos classificados como SIMBIÓTICOS, uma associação de pré biótico com pro biótico, que em sinergia, tem efeito benéfico, reconstituindo e reequilibrando a flora intestinal e suas importantes funções vitais.

Texto: 
Deane Franco - (Nutricionista CRN1 - 8053)

Referências:

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU