jovex

Campanha Dietas Já

Leia Mais
jovex

Óleo de Coco - saiba mais

Rico em Antioxidantes, Óleo de Coco Ajuda a Equilibrar o Organismo

O coco pode ser considerado um alimento funcional, pois é rico em proteínas, carboidratos, óleos e minerais e vários componentes benéficos à saúde, classificados como nutracêuticos, como os ácidos láurico, mirístico e palmítico. Cerca de 50% da gordura do coco é composto pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo, de cadeia média, que no corpo humano se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, usado pelo organismo para destruir a capa lipídica de vários microorganismos.
È um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. São encontradas diversas substâncias no óleo de coco, entre elas os ácidos graxos essenciais e o glicerol, que é importante para o organismo – com ele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com suas necessidades. O óleo de coco apresenta um alto índice de ácido láurico, ácido mirístico e ácido caprílico, entre outros. O ácido láurico é um ácido graxo de cadeia média, que é transformado em monolaurina no corpo humano.
O óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco.
Velho conhecido dos adeptos da alimentação viva e das massagens orientais, o óleo de coco está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras das lojas de produtos naturais. Vendido como suplemento alimentar, o preço do produto é salgado: cerca de R$ 30 por cada meio litro. Mas especialistas garantem que, por ser rico em vitamina E e ácidos graxos, a gordura do bem, o óleo é aliado de quem tem colesterol alto, vive gripado ou quer emagrecer.
 
Destaque da Matéria O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que apresenta alta concentração de ácido láurico, mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular do ácido láurico protege o corpo de bactérias, vírus, fungos e protozoários e ajuda a regularizar as funções intestinais, tanto no caso de diarréia como no de constipação.
 Estudos feitos com o óleo no Departamento de Nutrição da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a substância, como parte de uma dieta equilibrada, diminui o desejo de comer doces e alimentos gordurosos.
Assim como outros óleos vegetais, o consumo do óleo de coco pode trazer benefícios para o organismo, Porém, o produto não tem propriedades milagrosas. Realmente, o óleo de coco é rico em antioxidantes e ajuda a controlar o colesterol, mas sozinho não melhora quadros de diabetes ou promove um equilíbrio dos níveis de insulina. Quem não quiser usar o óleo de coco pode continuar usando o de canola, um dos mais saudáveis.
Uma dieta saudável deve ser composta por quantidades equilibradas de proteínas, carboidratos e gorduras, e que as calorias vindas das gorduras nunca devem ultrapassar os 20% de uma refeição.
Em se tratando de dieta, o importante é entender que a alimentação saudável é feita do conjunto, não apenas de um alimento específico. Todo alimento tem seu lado bom e seu lado ruim. O exagero é que faz mal ao organismo.

Qual a Diferença Entre Óleo de Coco Refinado e Virgem ?

Óleo de coco refinado: Vários óleos de coco são produzidos a partir da copra. Copra é basicamente a carne do coco seca. O óleo produzido a partir da copra é impróprio para o consumo humano e precisa ser refinado, clareado e desodorizado. Elevadas temperaturas e solventes químicos são geralmente empregados no processo. Esse óleo não apresenta sabor. Alguns óleos, obtidos do coco seco, são menos processados e conseguem reter o gosto do coco. Isso não significa que sejam melhores do que o óleo refinado. Não se deve confundir esse sabor de coco (com gosto de queimado ao fundo) com o sabor de coco puro e suave característico dos óleos de coco virgens (veja abaixo). Algumas vezes, o óleo refinado é ainda hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, passando então a conter as perigosas gorduras trans. 

Óleo de coco virgem
O óleo de coco virgem só pode ser produzido a partir da carne do coco fresco (prensada a frio), que é chamado não- copra. Produtos químicos e elevadas temperaturas não são utilizados no processo, já que o óleo puro e natural é estável com validade de anos. O óleo virgem possui o aroma e sabor suave do coco. Óleos refinados não possuem esse sabor ou apresentam um leve gosto de coco queimado ao fundo. Estudos recentes verificaram que alguns dos benefícios do óleo virgem não são obtidos com o óleo refinado. Essa diferença pode ser explicada pela maior concentração de antioxidantes presentes no óleo de coco virgem. Antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, e estão associados a benefícios de saúde. 

Aliado da beleza
O óleo de coco é um das bases da medicina indiana Ayurveda, que indica seu uso tópico para tratar de doenças cutâneas como dermatite e eczema. O óleo também é usado em massagens orientais como a Shantala, feita em bebês, e naquelas que visam o equilíbrio energético. O óleo de coco, segundo os indianos, teria o poder de refrescar o corpo, aliviando a raiva e a culpa, e incentivaria a circulação do prana, nossa energia vital.
De uma maneira geral, não possui contra indicações quando consumido em uma quantidade de 30-45 ml/dia (2 a 3 colheres de sopa) apenas cuidado para não exagerar, já que cada colher de sopa do óleo tem cerca de 120 calorias. Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.
 
Dica de uso: substitua a manteiga nas pipocas pelo óleo de coco e adicione em preparações frias, como saladas, sucos, shakes, misturado à granola, iogurte, salada de frutas. Versátil, o óleo de coco pode ser usado como tempero de saladas, como substituto do óleo de cozinha ou misturado a iogurtes, sucos e vitaminas. Para perceber os efeitos benéficos na saúde, especialistas recomendam o consumo regular de uma ou duas colheres de sopa.
Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.

Elaborado por
Deane Franco - (Nutricionista CRN1 - 8053)

Referências:
wikipedia.org
Leia Mais

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU